Engenharia Reversa em Serviços

Em 2009 fui convocado para fazer uma reportagem especial sobre serviços de assistência técnica. Seria uma matéria de serviços e denúncia. Ao apresentar o material, houve um certo desconforto por parte do solicitante: o principal patrocinador e player da mídia não apareceu bem na fita. “Se você não puder falar bem do seu player patrocinador ou parceiro comercial, mal, jamais”.

O teste fora simples: apagara o arquivo NTLDR e levara o desktop para as empresas de informática que prestavam serviços de assistência técnica. Os diagnósticos foram os mais absurdos. Desde formatação geral até a troca da placa mãe. A solução era simples, bastava carregar um CD de Boot do Linux e copiar para o disco o arquivo NTLDR.

Fiquei com um grande mico nas mãos, digo no micro. Foi ai que meu anjo-de-guarda me sugeriu: por que você não faz um teste de Engenharia Reversa em Serviços?

– Mas não sou engenheiro, sou técnico de informática. Já ouvi falar dessa engenharia reversa em softwares, mas em serviços será a 1ª vez. Como é que funciona?

– É simples, compre os serviços e teste TODOS os parâmetros, desde o prazo até a pontualidade dos atendentes. Assim você manterá vigilância a condições potencialmente disruptas em relação à CDINFO.

Durante todo o ano de 2009 comprei vários “serviços de assistência técnica em domicílio”. Os resultados? Para evitar o conflito de interesses, serão publicados aos poucos e apenas dentro da 14ª Oficina de Formação de Consultores Domésticos em Informática.

Sabecumequié, já tinha empresa querendo me processar antes da matéria ser publicada, imagina o que poderá acontecer se eu der “nome aos bois”.

Bração e boa $orte.
Quemel

3 respostas para Engenharia Reversa em Serviços

  1. Leila Catuta disse:

    Uai já fiz.

  2. Leila Catuta disse:

    Ola Quemel.
    Ganhei meu dia hoje quando em pesquisa pela internet deparei com seu blog. Me chamo Leila, sou Presidente e Fundadora de uma ONG há mais de 10 anos e quase 11 kkkk. Praticamente parada, pois assim que adquiri o meu CNPJ (verdadeiro caminho das Pedras), minha Mãe começou a nos dar perdido. Saia e não voltava para casa. Eu prometi que se a encontrasse iria com ela para uma Cidade pequena e lá abriria a sub-sede da Ong. Felizmente a encontramos ela tinha ido para Uberaba-MG. Saiu dizendo que iria numa Amiga ex-vizinha e não retornou. Quando deu quase Meia Noite uma Prima que já sabia que ela estava aparentando demência nos ligou de Uberaba. E a Tia Marlene? Eu disse estamos todos aqui desesperados pois a danadinha achou uma das chaves da garagem e vazou. Estamos no aguardo de uma noticia e tomara que não seja a pior. Foi quando minha Prima disse ela esta aqui. Voei para lá. Depois desta fuga eu Fui com ela para FRUTAL-MG. Deu também vários perdidos mais eu corria para a Rádio e eles a traziam para casa. Lá montei a Sub-Sede da ONG. Depois ela teve um AVC e acamou. Ai pude voltar e estamos juntas até hoje dormindo de conchinha kkkk.
    Cheguei a onde eu queria: Em Uberaba eu conheci o Chico Xavier. Já debilitado e não sei como porque a minha intenção não era passar na frente de ninguém para poder me aproximar dele. Tanto que estacionei meu carro numa rua 2 quadras do portão principal e fiquei aguardando a Dna Dalva, cozinheira e Prima. Que me convidou para ir junto. Mais na porta ela entrou sozinha. Ela não sabia a onde eu havia estacionado meu carro. Mais o Chico sabia. E disse que queria me ver. Pediu e deu o lugar a onde eu estava estacionada e ele me encontrou. Fomos para dentro da casa e ninguém disse nada do porque eu entrei e ninguém mais entrou. Não tive vontade de perguntar como ele sabia a onde eu estava estacionada? Corri que nem uma bala a procura do alvo. Achei ele na cozinha, sem sua tão discutida peruca e sem seus óculos escuros. Foi que eu descobri que tinha Várias chagas na cabeça e um glaucoma em grau adiantado. E como ele não queria causar repulsa em seus seguidores e jamais quis passar por vaidoso, coisa que ele jamais foi.
    O Chico não contei da minha ONG, a minha intensão foi só dar um beijo nele, pois o meu carro ficou aberto. Só que foi ele que me deu e sinto até hoje. E ele me disse. Espera pacientemente o Senhor Tempo. Esquece a palavra desistir. Com o Tempo vai encontrar pessoas certas no seu caminho que não vai ser curto. No mês seguinte o Chico fez sua passagem com certeza desta para uma melhor.
    Ainda cuido dela como ela cuidou de mim. Que nasci de 5 meses e uns dias, minha Mãe tem sido a minha Professora. Matéria viva de como cuidar de um Idoso.

    Quemel vamos pensar juntos sobre seu projeto de Dr. Computador para a Terceira idade? Estamos limpos e vamos continuar limpos. Eu já cheguei no 60, e sei a dificuldade quando o meu computador quebra pois somos enganados na cara dura. Por técnicos que nos tira o coro, quando na verdade a coisa é simples. Me veio um técnico aqui e me ensinou a entrar numa pagina e ele me arrumava o computador da onde ele estava, nem em casa ele precisou vir. Só me mandou tirar a mão do teclado e o mouse andava sozinho.

  3. Paulo Corrêa disse:

    Olá Quemel,

    Sou um técnico em informática, o dito “fuçador de PCs”, já presenciei relatos de colegas de profissão que me deixaram no minímo boquiaberto, o primeiro fato foi quando ainda não tinha conexão com a internet em casa e por precisar dela para meus serviços um colega desses disponibilizava sinal Wifi e eu fui até ele para contratar esse sinal. Feito o primeiro contato ele com uma conversa esquisita disse ter que ir a minha casa para pegar o endereço MAC, ok, até ai tudo bem, chegando em casa pediu para ligar meu PC e entreguei o bicho em mãos…, botão Power > Tela do GRUB > Lista com 5 distros Linux > e a frase mais interessante:

    _” Ih, rapaz você vai sofrer com incompatibilidades”

    ???

    Curioso não? E eu, dou apenas meu pitaco sobre o assunto:

    “Não importa ser melhor do que os outros, tem que ser o melhor no que você faz”

    😉

    Abraços, parabéns pelo excelente conteúdo do Blog,
    Paulo (mais ou menos) Creto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *