Garantia & Assistência Técnica: “qualé” a sua?

No mercado de informática há três tipos de assistências técnicas:

ASTA. Assistência Técnica Autorizada (que também é conhecida como credenciada) ligada ao fabricante e por isso fica obrigada a utilizar somente peças originais.

ASTE. Assistência Técnica Especializada pode ter um excelente serviço, mas não tem a obrigação de utilizar as peças de fábrica. Ou seja, as oficinas especializadas são empresas com experiência em determinada tipo de conserto, não possuindo vínculo com os fabricantes.

ANTA. Assistência Negativa de Técnica Avulsa. Esse tipo de assistência técnica é aquela onde a principal resposta dos seus questionamentos é: “veja bem…”

De acordo com Márcia Christina Oliveira, técnica de defesa do consumidor do Procon-SP, é fundamental saber a diferença entre uma autorizada e uma especializada.

Para o consumidor, que costuma ser leigo nesses assuntos e não consegue distinguir uma peça original de fábrica de uma similar, não é difícil ser passado para trás. “Além de utilizar peças originais, a autorizada dá garantia da marca e caso haja problemas decorrentes do conserto, o consumidor pode exigir que o serviço seja refeito. Algumas especializadas dão a sua própria garantia, mas outras não.”

Outro benefício que a autorizada tem é a linha direta de comunicação com o fabricante. “Quando precisam de peça elas recebem mais rápido que as lojas comuns. Geralmente, elas também costumam ter muitas peças em estoque.”

Como saber se é uma autorizada?

Em caso de dúvidas, os clientes podem confirmar de algumas maneiras se a loja é mesmo autorizada:

Contatando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) através do telefone de contato e confirmar se a empresa é mesmo credenciada.

Através do site da empresa. Selecione o Estado/Cidade desejados. O site indica que a empresa é autorizada.

Esta entrada foi publicada em consomeDOR. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Garantia & Assistência Técnica: “qualé” a sua?

  1. Cara Luciana, salve!

    Tenho sim. Está em formato .PUB (MS-PUBLISHER). Ele pode ser encontrado nas versões de 2007 a 2013. Segue o link para baixá-lo:

    Modelo de Garantia

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  2. Luciana disse:

    Olá, já acompanhei alguns de seus comentários no fórum hardware.com….. Gostaria de saber se vc tem algum modelo de termo de garantia para serviços de informática, como formatação… Agradeço sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *