O que é Dissonância Cognitiva? Pergunte ao Doutor Computador!

Dissonância cognitiva é quando você mostra para o Doutor Computador seu novo notebook de 8GB de memória RAM e ele pergunta:

– A versão do sistema operacional é de 32 ou 64 bits?

Você diz apenas que é o Windows 7 Home Premium e não quer nem saber se é de 16, 32 ou 64 bits, haja vista que o notebook do Doutor Computador possui apenas 4GB de memória RAM.

– “É, você tem razão, mas eu consigo gerenciar todo os meus 4096MB de RAM”, alerta o consultor doméstico em informática.

Após acessar o notebook e executar um software de inventário de hardware, você ainda descobre que além do sistema operacional ser de 32bits, seu sistema de vídeo é compartilhado. Para piorar a situação, o consultor doméstico em informática lhe informa que a batéria com duração de 8 horas* na verdade só durará cerca de duas horas.

A partir desse momento o consultor doméstico em informática explica de forma didática que mesmo você tendo 8GB de memória RAM, você só utiliza realmente cerca de 2.7GB

Ao final da explicação e já entrando em depressão-pós-compra e mesmo pagando R$ 12.399 pelo novo laptop, você acha que comprou gato por lebre ou foi lesado. O que não é verdade. Foi apenas ludibriado pelo asterisco vigarista*.

Quer desvendar e neutralizar o efeito da dissonância cognitiva provocada pelo asterisco* vigarista? Pergunte ao Doutor Computador

Esta entrada foi publicada em consomeDOR. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *