[Livro] Vocabulário YORÙBÁ

“O yorùbá é um dos mais de 250 idiomas falados na Nigéria e em alguns outros países da África Ocidental. É uma língua tonal, uma vez que não considera apenas o som, mas também o tom de cada palavra para lhe atribuir um sentido específico. Por isso, possui acentuações (grave, média e aguda) associadas aos tons musicais que definem seu sentido.

Até o século XIX, a língua yorubana não possuía uma forma escrita. Só a partir de então, alguns missionários yorubanos da igreja anglicana, com a ajuda de alguns de seus colegas estrangeiros, criaram a escrita yorùbá baseada no alfabeto europeu.

Inúmeros termos em yorùbá são utilizados no dia a dia das casas de candomblé e, em função da expansão dos cultos de origem africana no Brasil, o idioma foi assunto de muitos estudos em nosso país.

Neste livro, Eduardo Napoleão oferece noções de grafia e pronúncia dos principais termos yourùbá, além de um resumo gramatical que analisa os fonemas, substantivos, pronomes e tons do idioma, em uma linguagem clara, destinada a facilitar a compreensão dos cânticos, rezas e encantações que fazem parte da religião dos orixás”.
===============================================================
Comentário do QUEMEL: “ Nã Oluwa Alasaro Nití Àioyé On Irin, Íbí Gbogbo Gbon-Agbomregé Òti Sogbogba, Pé Um-hún Àtaiyebaiye Gbogbo Àjumodapo Towotowó, Feran Gbogbo Pagagidi Basi Papá Tiwá Fé”.

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para [Livro] Vocabulário YORÙBÁ

  1. Caro leitor, cara leitora do Blog do QUEMEL, Salve!

    Eis a TRADUÇÃO do comentário:

    Em Kibundu “O muadiakimi Mubangi kua mungongo ni muenhu abange hoso kiavisa ni kiengi ene a tu abange kukala ni mueniu, ni ujitu, etu kuzola.”

    Em Português “O Senhor criador do mundo e da vida, fez todos os seres vivos da forma mais complexa e diversificada, para que assim todos possam viver, conviver e se respeitar, amando uns aos outros da mesma forma como ele nos ama”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *