10 erros para evitar quando for criar um blog

O blog John Chow dot Com fez uma lista sobre erros que você deve evitar na hora de blogar.

Erro número 1 – Não atualizar
Se você construir, eles virão. É assim com a audiência. Criar um blog e não pôr em vigor um ciclo de atualizações, é o primeiro passo para o fracasso. Estabeleça uma meta e a compartilhe com seus leitores.

Erro número 2 – Blogar somente por dinheiro
Existe uma corrente chamada de Pró-Bloggers, pessoas que estão conseguindo viver com as receitas dos blogs com os links patrocinados. OK, dinheiro é importante, mas não é tudo na vida.

Erro número 3 – Fazer um post com pressa
Você quer ser sempre o primeiro a comentar um assunto que está bombando para ganhar mais destaque ou prestígio. Mas você checou e rechecou? É uma técnica elementar do jornalismo – que muitos jornalistas esqueceram – que deve ser usada na hora de subir um post.

Erro número 4 – Não adotar um tom pessoal
Um blog não usa o estilo de texto do Jornal Nacional ou da Folha de S. Paulo. Os seus leitores querem ouvir sua opinião e o seu ponto de vista sobre algum assunto.

Erro número 5 – Abandone o copy and paste
Copiar e colar (de copy and paste, em inglês) é o que muitos blogueiros fazem por aí. Encontram um texto na internet, copiam e colam e nem sequer citam a fonte ou publicam o link original. Você quer ser único e fazer diferença na blogosfera? Bem, deixe para lá o copy and paste. Você é mais original, não?

Erro número 6 – Não responder aos comentários
Você quer construir uma comunidade e ser respeitado por ela? Respeite também a opinião de seus leitores e estabeleça um diálogo. Nunca deixe de responder um comentário (e com educação).

Erro número 7 – Não oferecer um RSS completo
Se você não publica 10 posts por dia não há razão para não oferecer um RSS completo. Você pode imaginar que o tráfego ao blog vai cair, mas há vários relatos na blogosfera de que ele aumenta, em razão da fidelidade dos usuários.

Erro número 8 – Não se comunicar com outros blogs
Você está na blogosfera e precisa criar sua rede de contatos. A maneira mais fácil é comentando em outros blogs ou usando redes sociais.

Erro número 9 – Escrever para um mecanismo de busca, não para pessoas
Os mecanismos de busca são cada vez mais geradores de tráfego para os sites. Identificar temas de interesse e blogar sobre eles pode ser uma boa estratégia desde que esteja dentro do tema do seu blog. Pense somente na sua comunidade quando for escrever. Eles estão na frente de qualquer mecanismo de busca.

Erro número 10 – Não ler o Blog do QUEMEL!
Essa é a que todos vão gostar. Você ia perder essas dicas preciosas. Essa dica não está lá, mas bem que poderia!

Esta entrada foi publicada em F.O.C.A.. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.