Nossa Senhora de Nazaré – Padroeira dos Paraenses

Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nazaré.[2]

Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Plácido a levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se duas vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará. Em Belém ocorre todos os anos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e reune mais de 2 milhoes de fiés que seguem esta imagem que é levada par à Casa de Deus, onde termina a procissão e há uma missa com todos os devotos.

Procissões semelhantes ocorrem no estado em Cametá, Marabá, Mãe do Rio, Macapazinho, São Miguel do Guamá, Souré, São João de Pirabas, Vigae também em Portel no Marajó. [Saiba mais]

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Nossa Senhora de Nazaré – Padroeira dos Paraenses

  1. Max Farias disse:

    Nossa Senhora de Nazaré não é padroeira dos paraenses e sim dos católicos, favor corrijam isto, pois sou crente e acredito somente em Jesus como meu salvador e intercessor diante de Deus.

  2. Gonçalo disse:

    gostava muito mas muito de ter uma santa imagem como posso o fazer para a ter obrigado aqui em portugal Cartaxo ainda não a encontrei nenhuma santa imagem de Nazaré.
    rgoncalo.marques@gmail.com

  3. que nossa fé nunca se perca no vento!!

  4. marcelo da cunha c0sta disse:

    linda imagem de amor e fe…………………………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *