[Livro] O novo mercado de trabalho – Guia para iniciantes e sobreviventes

Este livro esteve esgotado durante algum tempo. Quando uma nova edição era lançada, sumia rapidamente do mercado. Comprei a 1ª edição(2000) e em algumas palestras que ministrei na UNB, UCB, UNIP dentre outras instituições de ensino superior gostava de usar a metáfora contida no livro: os saquinhos de chá.

Ao final, demonstrava a metáfora. Poucos entendiam. E acredito que fosse a forma como apresentava. 14 anos depois, metáfora ainda continua válida quem sabe o autor consiga explicar melhor:

“Sabe essas caixinhas de chá que são vendidas nos supermercados? Pois bem, dentro de uma caixinha dessas você vai encontrar saquinhos contendo chá picado.

Se examinar um desses saquinhos, você verá um produto formado por três partes: o saquinho, o chá picado e a etiqueta que está presa ao saquinho por um fio.

Pois faça de conta que essas três partes representam, respectivamente, o emprego, o trabalho e o salário. Isto é:

SAQUINHO = EMPREGO
CHÁ PICADO = TRABALHO
ETIQUETA = SALÁRIO

Fazendo esta comparação você entenderá para que serviam os empregos, até algum tempo atrás. Eles eram como saquinhos que serviam para dar proteção a atividade laboral e atribuir um salário a este trabalho.

“Supunha que esse produto viesse assim: já não em saquinhos, só o chá esparramado dentro da caixinha. Nesse caso, você teria que aprender a fazer o chá sem a comodidade de antes”, diz o autor.

Com este tom de gostosa brincadeira, o antropólogo Marco A. Oliveira, especialista em metodologias avançadas de treinamento profissional, descreve a situação atual do mercado de trabalho. Derruba mitos e propõe soluções para jovens e adultos assustados com o maior fantasma do século: o fim do emprego. [Google Books]

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *