[Livro] O Laptop de Leonardo

“Shneiderman, professor de ciência da computação da Universidade de Maryland, acredita que a tecnologia só faz sentido quando melhora a qualidade de vida. Em O Laptop de Leonardo ele toma a obra de Leonardo da Vinci como musa inspiradora para o que chama de “Nova Informática”, mostrando que, quando se combina a ciência com a arte e a estética, é possível vislumbrar experiências de mais sucesso e satisfação com as tecnologias da informação e da comunicação. O livro é ilustrado com desenhos e pinturas de Da Vinci, que servem de paralelo para os sistemas e conceitos que o autor está propondo”.

O que você acha que aconteceria, se Leonardo da Vinci tivesse um laptop naquela época?

Recomendo a leitura para estudantes de informática, computação, administração, jornalismo, serviço social, pedagogia, turismo e filosofia.

O Laptop de Leonardo afirma que a busca de excelência e de criatividade é, antes de mais nada, a busca do autoconhecimento (“Quem sou eu? E o que eu quero, afinal?”). Também é um reconhecimento das necessidades do outro, que leva à interatividade. Mirando o tempo inteiro em Leonardo Da Vinci, Shneiderman dá pistas do perfil de um Leonardo moderno, que poderia servir de porta-voz para esta era do “novo Renascimento”. No link baixo você pode degustar o prefácio e o capítulo I do livro (cedido gentilmente pela assessoria de imprensa da editora) e se deliciar com a leitura. [O Laptop de Leonardo]

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para [Livro] O Laptop de Leonardo

  1. Anderson disse:

    Tenho esse livro e recomendo a leitura. Vale o reconhecimento daquilo que tem sido feito com a tecnologia e como ela pode auxiliar na construção do conhecimento relacionamentos cidadão-governo-sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *