[Revista Galileu] A Internet está deixando você burro?

Novos estudos mostram que e-mail, Twitter, Facebook, YouTube, MSN e todas as distrações do mundo digital estão nos transformando em pessoas mais rasas e colocando em risco a nossa capacidade de aprender.

Afinal, o que a web está fazendo conosco? Essa é a reflexão que o americano Nicholas Carr, um dos mais polêmicos pensadores da era digital, propõe em seu último livro, The Shallows: What Internet is Doing to Our Brains (Os rasos: o que a internet está fazendo com o nosso cérebro.

“Estudos mostram que, quando estamos conectados, entramos em um ambiente que promove a leitura apressada, pensamento corrido, distraído e aprendizado superficial”, diz. Carr também é autor do best-seller A Grande Mudança, sobre as transformações sociais na era digital, e colaborador assíduo do jornal New York Times e da revista Wired, entre outras publicações. “Em resumo, ler na internet está nos deixando mais rasos e com menor capacidade de pensamento crítico”, afirma.

“Atendimento all cliente” e “trabalhar com calidade” foram palavras escritas no teste eliminatório para operador de Help Desk em uma das maiores empresas de call center. Salário de R$ 510. Por isso, fique Atento!

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para [Revista Galileu] A Internet está deixando você burro?

  1. paulo domingues disse:

    Muito bom seu blog,andei lendo alguns posts seus e suas idéias a cerca da área de TI. A tecnologia quando mal empregada e mal difundida é elemento redutor das massas e escravizador por outro lado, quando as pessoas se integram superficialmente apenas pelas suas necessidades sem se importar em saber a real importância da influência da tecnologia em suas vidas. Sou funcionário público, iniciante na área de gestão de TI.
    Sabermos valorizar nosso trabalho é muito importante, defendermos nossas idéias mais ainda, sem ferir nossos princípios mais elementares de ética e civilidade, ainda que sejamos levados apenas a busca do ganho capital em primeira instância.
    Parabéns aih camarada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.