Livro: Arquitetura de Uma Ocupação

Sinopse. O tema enfoca as profundas mudanças e como elas afetam a pessoa que escolhe a sua profissão. Para alcançar este objetivo, os capítulos são organizados em 4 partes – Cenários do mundo do Trabalho – orientação e educação ética, trabalho precário e exclusão; Pesquisas – O voluntariado, a formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho; Prática em OP – Experiências na formação acadêmica do orientador professor e do Psicólogo, migração profissional, informação profissional em feiras de profissões; Históricos da ABOP – Destaca a história da ABOP.

Trata das questões teóricas práticas e éticas. ‘Arquitetura de uma ocupação’ é uma obra constituída de divulgação de muitas experiências e estudos, propiciando ao leitor uma reflexão profunda e ao mesmo tempo um convite para que publiquem experiências e pesquisas.

================================================================

Comentário do QUEMEL: o livro deveria ser adotado pelos departamentos de RH que contratam profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O jurássico discurso que não há pessoal qualificado em TI para assumir as vagas existentes não é mais absorvido nem pelo deus-Mercado. Engabelado ficava sua avó!

O livro é uma raridade e um achado que escondi nas prateleiras da livraria Cultura até poder comprá-lo. “Migração profissional”, trabalho publicado originalmente em 2001 pela Psicóloga Delba Teixeira Rodrigues Barros é um dos meus preferidos. Ao estudar o livro, fiquei convencido que a “tribalização dos jovens” (divisão em gerações: X, Y, Z, W…) pelo deus-Mercado foi uma importante estratégia do competente sistema capitalista para tê-los sob o signo do “aprisionamento tecnológico” e principalmente de consumo.

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.