Assistência Técnica em Informática, vale a pena?

“A tecnologia da informação (TI) mudou completamente a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem. O microcomputador, o equipamento básico gerador desta revolução digital, tornou-se o personagem central do salto produtivo das empresas, da redução de custos de comunicação e da transmissão de conteúdos informativos e de entretenimento. Crianças, jovens e adultos passam horas em frente a um computador, desempenhando as atividades mais elementares da vida cotidiana. O número de computadores pessoais em uso no planeta já ultrapassou a marca de 1 bilhão de unidades.

Esse poderoso elo entre as pessoas e o mundo tecnológico não pode parar. É justamente aí que surge uma grande oportunidade de negócios para técnicos e profissionais com formação em TI: assistência técnica em equipamentos de informática. Geralmente, a motivação para entrar neste mercado deriva da capacitação técnica de seu proprietário, adquirida através de cursos regulares ou da experiência profissional.

A paralisação de uma empresa por causa de uma pane em sua rede de computadores pode causar prejuízos incalculáveis, como queda de produtividade, aumento da ociosidade e até perda de clientes. Por essa razão, pessoas e empresas não poupam esforços, nem recursos financeiros, para garantir o bom funcionamento de seus negócios que, hoje em dia, são extremamente dependentes da tecnologia. [Saiba mais]

Esta entrada foi publicada em Doutor Computador. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 respostas para Assistência Técnica em Informática, vale a pena?

  1. Felipe disse:

    muito bom, obrigado por ter compartilhado estas informações.

  2. Sergio Santos disse:

    Olá presados colegas de profissão, a situação no Brasil para quem trabalha com Assistência Técnica na linha de Informática lamentavelmente está em decadência, devido primeiramente à lei da CDC que derruba qualquer profissional em seus direitos, dando literalmente prioridades aos consumidores mesmo que tenhamos investido peças e tempo nos serviços não há nenhum valor ético e moral nas leis brasileiras.

    Outro fator preocupante é a invasão descontrolada de produtos Made in China que praticamente tomou conta no nosso país, e isso tem ocasionado impossibilidades de serviços nessa área, diante ao fato desses produtos não valeram a pena uma suposta manutenção devido as péssimas qualidades, falta de peças de reposição e a mudança constante de modelos.

    Em resumo, lamentavelmente não está valendo a pena o investimento nessa área de Assistência Técnica principalmente devido os investimentos serem altos, equipamentos, cursos etc. para pouco retorno financeiro.

  3. Natanael Rodrigues Gomes disse:

    Não, vale mais a pena no que diz respeito a legislação vigente(CDC) que está totalmente contra os donos e técnicos de assistências técnicas. Se nossa categoria não se unir, no futuro bem próximo não existirá mais que conserte estes equipamentos. Leiam este link e saberão o que estou dizendo. Estou decepcionado com as legislações brasileiras. Links:

    Direitos e Deveres de Donos de Assistência Técnica

    Assistência Técnica sem Estresse

  4. Timoteo disse:

    Artigo muito bom, Quemel.
    Na minha opinião, conserto de computadores, sem dúvida nenhuma, é o que realmente está valendo a pena hoje em dia. Computador é um bem necessário, todo mundo tem pelo menos 1 e sempre ocorrem problemas, a demanda é muito grande, clientes não faltam.
    Pesquisando, encontrei um excelente curso, simplesmente F A N T Á S T I C O. Tem tudo que o cara precisa, incluindo toda eletrônica aplicada a notebook, leitura e interpretação de esquemas elétricos, analise e conserto de placa mãe de notebook, manipulação de osciloscópio, gestão e marketing de assistência técnica, curso com 20 horas de conteúdo com direito a suporte e certificado de conclusão. Quem se interessar, assim como eu me interessei, é só ir nesse site aqui para conhecer mais.

    Comentário do QUEMEL: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus responsáveis. O Blog do QUEMEL não endossa ou recomenda quaisquer sugestões proveniente dos comentaristas.

  5. Fernando disse:

    Com certeza sempre haverá espaço para serviços de manutenção, em qualquer área. Na área de computadores e notebooks a demanda é grande tanto por empresas quanto por usuários doméstico, da mesma forma a concorrência é gigante e para se ter sucesso é precisa entregar um serviço de muita qualidade.

  6. Caro Whanderson, salve!

    Levando-se em conta suas informações valiosas e sua firme decisão baseada na condição familiar recomendo um ADS/Web. Como você já possui uma formação em Redes, este curso seria chover no molhado em relação àquele.

    Quando estiver cursando ADS/Web deve se preocupar logo em fazer um estágio (mesmo que voluntário em sua igreja, clube, condomínio, etc), pois o curso ficará mais interessante e motivacional.

    Ao cursar um CST/ADS suas possibilidades de trabalho “solo” serão maiores em relação a Redes. Minha formação é em Redes (infra), mas sempre sou procurado para desenvolver sistemas. O último foi para um sistema de mala-direta para aniversariantes do mês.

    Aprenda no curso a desenvolver “soluções” antes de sistemas. Pois até uma planilha em Excel que controla o tempo dispensado e as respectivas tarefas são bem vistos pelos clientes.

    Mesmo sem um diploma aprenda desde cedo a ser um profissional. E como última dica procure oportunidades de TI para a Copa 2016. Com seu inglês fluente e conhecimentos de redes, você poderia ter ótimas chances com os “gringos” que aportarão no Brasil e a reboque trarão muitos gadgets.

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  7. Whanderson disse:

    Fala Quemel , tenho 17 anos e terminei o ensino médio no ano passado e atualmente estou fazendo um curso de inglês fluente. Sou apaixonado por tecnologia desde que nasci, e como toda pessoa tenho duvidas da carreira que quero seguir.. Eu te conheci pesquisando no google para sanar minhas dúvidas e fui direto para o site Hardware , lá encontrei seus comentarios inspirantes de 2009 , 2010 e 2012.

    Recentemente eu diminui meu leque de possibilidades na carreira profissional , quero fazer uma graduação tecnologica de 2 anos e meio pois minha mãe cuida sozinha de mim e mais um irmão de 24 anos. Quero um curso que me permita estabilidade em curto prazo e de fato é a melhor opção , me inspirei muito em seus discurso inspirados em Fernando Pessoa, Edgar Morin, Carlos Drummond de Andrade e etc….

    Agora vamos para as dúvidas: ADS ou Redes de Computadores?
    Consigo me adaptar muito bem aos dois e pelo que pesquisei o mercado é bem mais agradável em ADS, porém fiz um curso de tecnico de 1 ano em redes no senai e achei magnifico. Na sua humilde opinião qual dos dois cursos você acha mais vantajoso? e qual entrada profissional você me indicaria para o mesmo? (pós e cursos de aperfeiçoamentos)

    Espero que leia tudo pois a pessoa mais preparada que achei para me ajudar foi o senhor /o\ , e por favor sem essa de “faça o que tem mais haver com você” pois estou querendo saber mais sobre os cursos para decidir. Todos os outros que procurei tinham essa mesma resposta. ABRAÇO +_+

  8. Jhon disse:

    Saudações amigos,

    Sou técnico em informática ha 12 anos, tenho uma assistência especializada em notebook ha 5 anos e minhas projeções para o futuro não são boas. Os grandes fabricantes de computadores estão fechando o cerco para assistências, eles não credenciam autorizadas, não vendem peças de reposição, não disponibilizam informações técnicas sobre os seus equipamentos. O que eles querem que vender novos aparelhos… Eles vendem computadores novos com 2 ou 3 anos de garantia, oferecem seguro, assistência técnica on-site (na casa do cliente) em fim, a tendência aqui no Brasil, como ocorre nos países ricos, é: Deu defeito, joga no lixo e compra outro. Por outro lado os fabricantes nacionais, fazem um produto tão barato e tão ruim que em 90% dos casos não vale a pena consertar… Um nicho de mercado que as assistências podem explorar é a área de consultoria em redes e softwares, pois é aí onde está o futuro da informática.

  9. estou tentando entrar no mercado na minha regiao , trabalho a mais de 9 anos como tecnico , e agora pretendo montar meu proprio negocio , estou começando com um laboratorio , mais pretendo investir em um ponto mais centralizado futuramento , so precisamos saber assimilar as oportunidades que a internet oferece para nos com nosso mercado de trabalho .

    http://www.f5informatica.com

  10. Caro Quemel, boa tarde.

    Como disse anteriormente, acesso seu blog constantemente para ler as notícias e saber das novidades que acontecem no mercado de TI e aplicar no meu cotidiano como técnico em informática. Com a popularidade dos portáteis (Notebooks, Netbooks, Ultrabooks, Tablets e Smartphones) e também a facilidade de aquisição, a ampliação do ramo de atividade torna-se necessária. Muitos técnicos, amigos meus, estão preocupados com o futuro da categoria e eu sempre falo para eles á sorte bate á nossa porta, e cabe a nós sabermos como vamos aproveitá-la. É preciso analisar o que os outros estão fazendo, mesmo em outras áreas, e encontrar um diferencial. Hoje, diante tantas ofertas, o cliente tem muitas opções e o mercado está cada vez mais seletivo, um treinamento como os oferecidos pelo SEBRAE é de grande ajuda para todos os profissionais.

  11. Caros colegas, salve!

    post atualizado!

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  12. Maurício disse:

    Caro Quemel,

    O negócio “tradicional” de apenas consertar computadores sem oferecer um diferencial aos clientes acho que está com os dias contados. Quais dicas daria para quem já tem uma boa experiência na área e gostaria de iniciar um negócio? Quais diferencias oferecer? Realmente ainda existe espaço para área de manutenção, suporte, assistência técnica, etc.

    Abraços

  13. Caro Ricardo, salve!

    Para você manjar e bem sobre servidores, recomendo um Curso Superior em Tecnologia de Redes de Computadores.

    Para aumentar as oportunidades de atendimento recomendo a 9ª Oficina CDINFO.

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  14. trabalho com prestação de serviço de informatica , para uma empresa atendo tambem em domicilio gostaria de saber de vc qual curso tomaria para poder aumentar minha oportunidade de atendimento , as vezes atendo clientes com servidores e não manjo do assunto, ou um cuso de banco de dados resolveria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *