[e-CONSULTOR] O Mapa da mina para técnicos em informática

Até o ano de 2004 eu editava/publicava a pesquisa “Perfil do Usuário Doméstico em Informática”. Um trabalho de pesquisa com rigor científico e metodologia desenvolvida para esse segmento, até então desconhecido e desprezado pela empresas. Todos os anos as empresas de varejo em TI compravam minhas pesquisas. Certa vez, teve uma empresa que me questionou se eu não possuia de fato uma bola de cristal.

Era muito engraçado dizer na conclusão que nos próximos 6 a 12 meses os usuários de informática iriam comprar tal produto. E de fato, acontecia.

Consegui visualizar nas informações extraídas dos dados, muitas oportunidades de negócios. Usando conceitos de Análise de Conteúdo, Leitura Inferencial e Rastreamento Ambiental consegui inclusive um furo de reportagem em 30 de setembro de 2002, quando a Linksys foi vendida em março de 2003 para a Cisco. Foi um rebuliço e tanto. Não vou entrar em detalhes agora.

A partir de 2005 comecei a utilizar as pesquisas do Centro de Estudos da Tecnologia da Informação e da Comunicação – CETIC.br. As pesquisas TIC Domicílios e Usuários são verdadeiros mapas que se analisados sob a ótica da Inteligência de Negócios proporcionarão excelentes oportunidades de criação de serviços personalizados. Descobri também as pesqusias antropológicas da INTEL. Para conhecer as pesquisas do CETIC clique Pesquisas CETIC.br.

Esta entrada foi publicada em Doutor Computador. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.