[Carreiras Digitais & Cia] Dúvida sobre o mercado de TI

Olá Luiz Henrique Quemel, meu nome é Raimundo Nonato*, tenho 28 anos e queria sua ajuda para tirar algumas dúvidas sobre TI….É o seguinte a partir do ano que vem vou fazer faculdade em algum curso de informática, o problema é que não tenho nenhuma experiência nesse mercado, será que com a minha idade fica difícil entrar nesse ramo agora….será que compensa começar fazendo curso técnico no Senac-SP, e depois fazer faculdade em Gestão da tecnologia da Informação que é tecnólogo para depois fazer pós e tudo mais….o que vc me diz, qual a área da informática que não exige muita matemática, pois não sou muito bom nela, gostaria de especializar em programador web ou web design, será que tem muita matemática nessa área!

Bom Quemel, agradeço se puder me ajudar, tirando minhas dúvidas, ficarei aguardando sua resposta, e mais uma vez agradeço desde já, Obrigado! Abraços!
Raimundo Nonato* (nome fictício para preservar a identidade)

Caro Raimundo, o mercado de informática é muito democrático e há espaço para técnicos de todos os níveis (graduados, tecnólogos e ensino profissionalizante) e formações.

Você só precisa saber aonde quer chegar. No seu caso específico, um curso técnico pelo sistema S (Senai/Sesc) ou Tecnólogo seriam os mais recomendáveis para uma rápida inserção no mercado. O curso de Gestão é para o aperfeiçoamento de práticas gerenciais e pode ficar para um futuro próximo.

Uma coisa é você dominar as operações matemáticas básicas e outra, completamente diferente é você se tornar um especialista no Teorema de Fermat.

Em todas as áreas do conhecimento humano, as disciplinas fundamentais (matemática, filosofia e comunicação) são necessárias para se construir algo de novo. Pelo menos o básico você terá que dominar se quiser alçar voos mais altos.

Entenda essa sua jornada em busca de uma carreira profisssional como o início de uma relacionamento conjugal. Se você começar pelo namoro (curso profissionalizante ou tecnólogo), avançar para o noivado (experiência no mercado) é bem provável que o passo seguinte e necessário seja o casamento (graduação).

Não tem como garantir que após todo esse esforço, obtenhas a certeza do sucesso, mas se não te habilitares a correr riscos calculados, provavelmente estarás no mesmo lugar aos 30, 37, 44…

Não fique Sentado à beira do caminho (Erasmo Tremendão e Roberto Carlos, desculpem o plágio!) esperando o ônibus espacial Discovery passar.

Pegue o 1º transporte que passar. Às vezes uma boa oportunidade só aparece uma vez. Tenho certeza que vosmecê não se arrependerá.

Gostaria de saber dessa juventude Y, Z, W… que espera, espera na Parada, e nem sabe que ele (Discovery) já foi desativado.

Bração e boa $orte,
Quemel

Esta entrada foi publicada em Carreiras Digitais & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.