O custo de um cliente

Após cruzar informações do Sistema de Inteligência CDINFO com outras bases de dados, obtive o seguinte informe:

Conquistar um cliente: R$ 50 – 100

Reter um cliente: R$ 10

Reconquistar: R$ 500 – R$ 1000

Uma breve análise indica que grande parte dos técnicos que atendem em domicílio deveriam privilegiar a manutenção dos bons clientes e restringir ao máximo o acesso de potenciais usuários. Uma forma seria criar um programa de fidelidade e benefícios que premiassem aqueles que indicassem bons clientes. Demitir clientes que não agregam nenhum valor é sinal de (I)nteligência e não acreditar em falácias do tipo: “o cliente sempre tem razão”.

Nos EUA certa loja de departamento entrou na Justiça para ter o direito de não atender duas simpáticas irmãs. O motivo? Entravam na loja, experimentavam dezenas de roupas, inclusive peças íntimas e…não compravam nada. Prática contumaz e sistemática. O cliente nem sempre tem razão.

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3 respostas para O custo de um cliente

  1. Francisco disse:

    Concordo, cliente nem sempre tem razão, e ainda querem ensinar o que acham ter conhecimento, e se tem porque nos chamam.
    Abraços e Felicidade, Quemel e visitante do Blog!

  2. Isaac Lopes disse:

    Olá Márcio,

    Gostaria de conversar com você. Me envie um email por favor.

    aguiaslan@gmail.com

    Grande abraço,

    Isaac.

  3. marcio disse:

    Oi Quemel!
    meu ramo é escola evangelica gratis.
    qual a diferença em percentagem, entre conquistar um aluno e mante-lo frequente?

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