Carreiras alternativas para o setor de TIC

Se você é um profissional de TI e vem enfrentando dificuldades para se recolocar no mercado, que tal tentar a carreira solo? Se tiver alguma reserva de dinheiro para investir em especializações, ótimo. Do contrário, a experiência adquirida ao longo dos anos pode lhe servir de base para a nova investida. Aqui vão algumas alternativas para mudar o rumo de sua carreira, sem necessariamente trabalhar como funcionário em alguma empresa.

Professor de TIC
Ainda que os jovens andem um tanto quanto desanimados em relação a formarem-se como profissionais de TI, muitas empresas têm obtido êxito em atraí-los aos cursos superiores do setor. Além disso, as escolas de ensino fundamental e médio também investem no ensino de tecnologia a seus alunos, de modo que este pode ser um mercado promissor para alguém com experiência prática em TI.

Desenvolvedor de software independente
Está com tempo livre? Que tal se familiarizar com Java, J2EE, .Net, PHP e outras tecnologias de desenvolvimento de aplicativos móveis? Isso pode lhe render muito trabalho como freelancer.

Doutor Computador

Provedor de serviços gerais para PCs
Sabe-se que a maioria dos usuários de computador não faz a menor idéia de como consertá-lo quando este para de funcionar, nem tampouco consegue instalar programas ou atualizações. Quando o PC precisa de um upgrade de memória, por exemplo, ou de mais um drive para gravar DVDs, a saída ‘é buscar alguém que saiba não apenas abrir o micro, mas, principalmente, fechá-lo novamente. Você pode ser essa pessoa e, pela prestação de bons serviços, conquistar rapidamente muitos clientes.

Advogado especializado em TI
Se estiver disposto a encarar mais uma faculdade, optar pelo curso de Direito pode ser uma boa decisão. Sua experiência na proteção de dados, por exemplo, pode ser uma vantagem e tanto entre os profissionais que lidam com questões legais relacionadas a estratégias de governança corporativa ou à garantia da adequada segurança de dados pessoais.

Consultor
Esta profissão não poderia faltar em nossa lista de sugestões. É uma alternativa muito mais vantajosa do ponto de vista financeiro, já que você consegue praticamente dobrar o valor do seu dia de trabalho. Aqui, porém, é importante dominar regras e processos de negócios, além da TI em si”.

==========================================================

Comentário do QUEMEL: o consultor doméstico de informática ganha mais uma denominação. Além de personal technology advisor e mordomo tecnológico, virou provedor de serviços gerais para PCs. Pode?

Esta entrada foi publicada em Carreiras Digitais & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.