Carta a um jovem técnico de informática: garantia de serviços

Caro colega, salve!

Você me pergunta qual é a minha “mágica” para dar 366 dias de garantia num serviço técnico de informática, o sistema de recuperação de desastres “Começar de Novo”?

Sempre aparece aquele blá, blá, blá sobre magia, feitiçaria e bruxaria.

A despeito desse papo repetitivo, informe-lhe que no máximo sou do signo de Áries e devoto de São Jorge, o santo guerreiro. Filho de Ogum e no zodíaco chinês, Dragão. Ser mitológico que não existe, mas costuma cuspir fogo quando cutucado com vara curta. Se você ainda tem alguma pretensão de continuar recebendo minhas orientações, evite falar novamemente em “formulas mágicas” quando quiser algum esclarecimento. Perco mais tempo me justificando do que orientando.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

A garantia de 365 dias é um conjunto de técnicas instrumentais, educação do usuário e conhecimento da lei. Pelo CDC sou obrigado a fornecer 90 dias (e não três meses) de suporte gratuito pelo serviço executado. No entanto, emito o certificado de garantia com o prazo de 93 dias. Os 275 dias restantes são cobertos pela garantia extendida, mas igualmente limitada.

A técnica é muito simples. Consiste em utilizar um software de backup de sistema operacional (Ghost, Acronis, dentre outros). Ao criar duas partições num disco de 40GB, ficariam divididos em 15GB para sistema e 23GB para dados. O procedimento é iniciado somente após a formatação geral e irrestrita do disco rígido. Não adianta executar tal operação com o Windows sofrendo de “degenerescência de software”.

Serão criadas, a princípio, duas imagens (arquivo de backup do sistema operacional) que representarão toda a segurança para o seu trabalho e para o cliente. A saber:

Presetup. É composta do sistema operacional + drivers + atualizações de todos os patches.

Sistema. É composta da imagem Presetup + suíte de aplicativos + suíte de segurança + programas de comunicação + leitor de arquivos PDF + descompactador e impressoras.

Feito isso, a imagem deve ser gravada num DVD+R de dupla camada (8.5GB) e entregue ao cliente com tutorial de uso. Se no período da garantia explícita ocorrer algum problema com o sistema, basta executar o DVD e tudo volta como antes no quartel de abraantes.

Findo os 90 dias, torna-se necessário orientar o cliente para que execute novamente o procedimento de criação da imagem. Isso garante por mais 90 dias o seu sistema intacto. Para esse acompanhamento você deve usar o formulário de criação de imagens. Se o usuário desejar que você faça o processo, basta cobrar apenas a taxa de deslocamento e emitir novo certificado de garantia.

Com esse procedimento você me cobra o efeito colateral do “Começar de Novo”

– Mas se eu fizer isso, o cliente não precisará mais dos meus serviços.

Respondo a você com uma pergunta:

– Como você acha que consegui dar conta de 5 mil clientes?

Tornando-os reféns do meu trabalho ou deixando-os livres para que possam procurar qualquer técnico em informática?

Bração e boa $orte,
Quemel

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Uma resposta para Carta a um jovem técnico de informática: garantia de serviços

  1. tpalaver disse:

    Você não é de áries, é de peixes!

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