[Carreiras Digitais & Cia] Faculdade ou Certificação?

Boa dia Quemel.
Estou aqui para mostrar meu profundo respeito por você no pouco que pude lhe conhecer. Lendo varios blog e forum percebi como o seu nome era citado varias vezes quando fui digitar no google a surpresa de descobrir essa site maravilhoso. (chega de rodeios)
Tenho 27 anos e so proprietario de uma lan house a 2 anos ,estou maravilhado com o mundo da informatica e quero estudar muito daqui para frente. Meus conhecimentos são.
Montangem e manuntenção de hardware
Formatação instalaçao de programas no Windows Xp(jogos office etc)
Venda de peças, to por dentro das novidades do mercado
Minha duvida é o seguinte o que um profissional como eu que da uma manuntenção basica para clientes basicos pode fazer para começar na carreira de informatica.
Tem faculdade de sistemas de informação aqui na minha cidade mas andei lendo muito que hoje em dia nao compensa fazer faculdade e sim procurar cursos para obtenção do certificado microsoft.
Preciso de uma dica, por onde eu começo nos livros na faculdade em algum curso, meu medo é escolher errado e o curso ja esta defasado.
Sem mais obrigado por tudo
Marcel Jonas Nunes, Rio Claro- São Paulo

Caro Marcel, salve!
Na carreira de informática há várias ocupações, profissões, cargos e funções. Você precisa primeiro se decidir em que área quer atuar: programação, desenvolvimento de sistemas, infra-estrutura, internet, etc. Se você já possui o 2º grau completo, pode optar por um curso de tecnólogo. Se seu desejo é aperfeiçoar o trabalho que já executa, pode optar pelos cursos técnicos do Sistema S (Senai e Senac). Um aprofundamento em redes de computadores e empreendedorismo (Sebrae Online) facilitaria o seu trabalho de administrar e gerenciar a sua empresa.

Claro que compensa fazer uma faculdade. Quem lhe forneceu essa informação decerto faz parte da “industria da certificação”. Ela propaga aos quatro cantos do mundo que uma graduação não vale a pena. Leva-se em média 5 anos para formar um engenheiro de redes. Um systems engineer leva apenas seis meses para (in)formar, ser despejado no mercado e… ejetado dele. Não nessa mesma ordem!

A certificação não serve como porta de entrada para o mercado de trabalho. Para fazer diferença na carreira profissional, ela requer experiência profissional e maturidade pessoal.

Esse medo deve ser vencido é natural, mas não pode paralisar a caminhada. O que você deve aprender é calcular os riscos e seguir em frente. Se em última instância estiver muito difícil, esqueça tudo o que falei, segura na Mão de Deus e vai…

Além do empreendedorismo, necessário ao seu negócio, é fundamental aperfeiçoar capacidades de comunicação: interna e externa. Atualize seu plano de negócios e construa um novo plano de comunicação social.

Bração e boa $orte,
Quemel

Esta entrada foi publicada em Carreiras Digitais & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para [Carreiras Digitais & Cia] Faculdade ou Certificação?

  1. Marcel Jonas Nunes dos reis disse:

    Olá Quemel tudo bem? Depois de 6 anos eu olhando geral achei esse post meu aqui. A vida deu muitas voltas e eu fui muito feliz no ramo da informática. Aos 30 anos minha vida mudou e eu fui para no ramo de venda de veículos graças ao investimento inicial que a LAN house e a informática me proporcionou. Depois de ir quase a falência em 9 mesea, segurei na mão de Deus e ele me levantou. Hoje posso me considerar uma pessoa bem sucedida e feliz por descobrir a minha área profissional. Abraço fica com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *