Qual a melhor estratégia para serviços profissionais?

Olá, boa tarde Quemel!
É o seguinte ja tenho experiencia na area de informatica a mais de 8 anos, e só agora resolvi abrir minha empresa, faz 4 meses que estou atendendo clientes, mas esse ultimo mês (novembro) nao fiz nada de serviços. Parece que sumiram os clientes. Vc tem alguma dica de como conseguir mais clientes nesse mercado? Aqui pra vc ter uma ideia a cidade tem aproximadamente 30 mil habitantes e tem umas 15 informáticas. Confesso que estou ficando com medo. Me da uma ajuda aí. Que posso fazer de diferente pra atrair mais clientes ou algum tipo de estratégia.
Desde ja agradeço
Sedenir Daniel Welter, Nova Mutum – MT

Caro Sedenir, salve!

É preciso usar a Inteligência (processo de coleta, análise e produção de conhecimento) para conhecer o seu mercado. Acredito que antes de abrir sua empresa, você deva ter elaborado um plano de negócios para testar a viabilidade econômica do seu empreendimento.

Você sabe quantos dias uma pessoa leva para escolher um computador? São 18 dias de buscas, pesquisa na internet e uma montanha de papel. Quando existe um consultor doméstico de informática no circuito, esse prazo cai para cinco dias. Isto é informação. Inteligência é criar um serviço propondo tal consultoria. Quem não gostaria de ter um especialista para acompanhá-lo no processo, inclusive a compra.

Por que eles sumiram? Você conhece os não-clientes? E os potenciais clientes? Conhece seus concorrentes?

Você já dispõe de duas informações que podem lhe ajudar nesse processo: número de concorrentes e população do município. A partir desses dados, pode-se levantar outros que bem interpretados podem gerar novas oportunidades de trabalho.

Nos meses de novembro a dezembro vem o 13º salário e um desejo: comprar um desktop ou notebook. Já pensou em dar palestras ensinando as pessoas a comprarem bens e serviços de informática e telecomunicações?

Acredito que você deva fazer manutenção corretiva. E a manutenção preventiva e preditiva? Já ouviu falar da visita trimestral programada (metodologia CDINFO)

No começo do ano editei uma cartilha orientando as pessoas para a compra do notebook com segurança.

Ao invés de te dar uma “receita de bolo” ou “formula pronta do sucesso”, sugiro que você invista na educação do cidadão, treinamento de usuários e na pesquisa aplicada. Estude sobre economia de serviços, empreendedorismo, psicologia do cliente, comportamento do consumidor e crie seu próprio conhecimento do mercado em que atua.

Faça parcerias! Que tal escrever no principal jornal da cidade? Dar palestras em associações de moradores, escolas, faculdades, lojas. Não confunda essas estratégias com propaganda (são pagas), mas use o conceito de publicidade, isto é, aquilo que as pessoas falam a seu respeito e sobre o seu trabalho. Crie material que vise o bem comum antes de tudo. O resto será consequência.

Use os textos da 13º oficina CDINFO, principalmente a aula sobre Inteligencia de Negócios e verás que o medo será apenas de não dar conta de tantos clientes.

Bração e boa $orte,
Quemel

Esta entrada foi publicada em Doutor Computador. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Qual a melhor estratégia para serviços profissionais?

  1. Junior disse:

    Excelente comentário!

    Caro Quemel, qro parabenizá-lo pelo excelente blog. Estou para abrir uma loja de informática na minha cidade, mas antes estou terminando a faculdade de adm. de empresas,atualmente sou formado em Técnico em Informática, e trabalho na área, em um Cartório, estou no 6º da faculdade de Adm. daqui a 1 ano e meio vou pedir as contas e abrir um sociedade com um grande amigo, q inclusive tbm saca de informática e está concluindo a facul de Adm. Enquanto isso, estamos lendo… pesquisando… e analisado mts coisas para que em seguida possamos montar o nosso plano de negócio. Estamos analisando nossos concorrentes, coletando informações, buscando diferenciais, testando a eficiência dos concorrêntes na parte de prestação de serviços, estamos analisando a população, definindo nosso público alvo, enfim… estamos fazendo tudo detalhadamente para evitar-mos problemas futuros.

    Tenho buscado mts informações, para o desenvolvimento de grandes idéias que eu possa aplicar no meu negócio. E foi nessa procura que encontrei o seu blog. Espero adquirir bastantes informações por aqui. Compartilhar experiências!

    Um grande Abrç.
    Junior Corrêa

  2. Caro Isaac, salve!

    Havia 17 comentários desde 2010. Esse post é um dos que não perdem a validade.

    Um outro motivo para poucos comentários pode ser o limite de nossa visão como técnicos.

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  3. Isaac Lopes disse:

    Não acredito que ninguém comentou este artigo. As dicas são ótimas! Por causa delas estou procurando um jornal de bairro para me oferecer como colunista e vou começar a planejar uma palestra no projeto social onde faço parte.

    Muito obrigado Quemel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.