Instrutor de e-mail: profissão de futuro?

No livro Dicionário do Futuro da Faith Pop Corn, umas das profissões de futuro é o Instrutor de e-mail. Esse livro foi escrito em 2001 e só agora traduzido para o português.

Pensei tratar-se de uma grande piada, mas ao verificar a profundidade da análise e os últimos acontecimentos envolvendo essa forma de comunicação, cheguei a seguinte conclusão: um instrutor de e-mail que domine além dos conhecimentos instrumentais e que entenda de processos comunicacionais ganharia muitos alunos.

O que menos importaria seria a tecnologia em si, mas a ênfase aos processos de comunicação.

Encontram-se instrutores que dominam Outlook, Facebook, Twiter, Skype, mas um que entenda de comunicação, (por exemplo: semiótica) teria lugar garantido nas profissões de futuro.

Você pode começar de forma simples, sem o rigor acadêmico para aulas domiciliares e depois avançar para corporações. Em geral, além de se comunicarem “mal”, escrevem “mau”, foi “mal”…desculpem o trocadilho!

Um bom começo é a leitura do livro Técnicas de comunicação escrita, do prof. Izidoro Blikstein e publicado pela Editora Ática, 100 pp.

De forma didática e muita agradável, a estória se passa em torno de uma secretária que ao receber um e-mail do seu chefe, comete muitos erros por causa do ruído na comunicação e esse será o gancho para se aprender a arte de comunicar bem na escrita.

Esse livro é da série Princípios e muito instrutivo. Depois, ao ler esse, postarei aqui dicas de livros de técnicas de ensino para não-professores.

Em 1997 deixei de ser aluno e passei a ser instrutor num curso de formação de usuários de informática. Vou resgatar tudo do meu AT-286, 8 Mhz (planos de aula, objetivos instrucionais e planos de curso – tenho um ainda de DOS) e breve postarei na seção InsTrUTOR. Fique ligado!

Se você comprar esse livro, por favor, retorne-me com o feedback. Acredito que vosmecê não se arrependerá.

Esta entrada foi publicada em Carreiras Digitais & Cia, Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Instrutor de e-mail: profissão de futuro?

  1. michele disse:

    eu não sei oque e isso mais vamos ver o que È

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.