[Doutor Computador] Planilha de Serviços em Informática (PSI)

Método & Metodologia CDINFOMeu serviço tem “cheiro” e pode ser “experimentado” pelo cliente antes de se decidirem pela compra.

Como? É muito simples! Quando comecei a estudar a economia de serviços percebi que vender produtos é muito mais fácil do que vender serviços. A 2ª aula do módulo 1 versa sobre serviços e tem ajudado muitos técnicos de informática a perceber essa sutil diferença.

Vender o invisível e intangível é quase uma arte, pois não tem como você se arrepender e tentar devolver o serviço prestado. Vender um computador é fácil. Vender o serviço para manter esse computador funcionando por no mínimo 5 anos é mais difícil.

Como então tornar tangível um serviço? Minha tese é que você pode transformar um serviço em produto criando índices de materialidade que promovam experiências sensoriais “tangíveis”.

Quando comecei a vender o Plano de Saúde do Doutor Computador levava o meu notebook e demonstrava como funcionava o Sistema de Recuperação de Desastres “Começar de Novo”. Além de mostrar uma apresentação em Powerpoint com a situação das partições (Sistema e Dados) do disco. E caso o potencial cliente não ficasse satisfeito, dava uma comando no laptop e apagava a partição de sistema. Depois recuperava a partição usando (Diskete/CD-ROM/DVD-R/Pendrive) de boot recuperando a imagem de sistema do dispositivo.

Todos os anos reviso meu Método & Metodologia CDINFO e índices de materialidade dos meus serviços. Desde 2013 tenho emitido o Relatório de Atendido Técnico – RAT somente para clientes empresarias. Para clientes domésticos forneço agora a Planilha de Serviços em Informática – PSI.

Compartilho com você que é técnico/técnica em informática alguns modelos da PSI para avaliação, sugestão e aprimoramento: Planilha de Serviços em Informática

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