[insTrUTOR] Como dar aulas particulares de informática

Olá Amigo Quemel, eu trabalho na área de informática, montei minha pequena assistência técnica em informática e estou pretendendo ministrar cursos particulares, pois sempre aparece procura de clientes por esse tipo de serviço, no entando queria ver com você se tem planos de aulas para que eu possa ter uma ideia para que eu possa da continuidade nesse projeto!

Grato, parabéns pelo Blog excelente!
Abraços!
Misael Ribeiro

Caro Misael, salve!
Para dar início ao seu projeto você precisa conhecer o seu aluno e as necessidades de conhecimento dele. Para isso você deve usar o Levantamento de Necessidades de Treinamento Personalizado – LNTP.

Adaptei esse documento para identificar as prováveis necessidades do aluno e o seu perfil como usuário de informática. Todas as questões são de respostas obrigatórias. Se alguma ficar em branco e esse conhecimento ficará prejudicado. No item b.7 (Perfil do Curso) deve-se usar também o Termômetro do Conhecimento.

Feita a análise do LNTP e caso não fique claro qual a intenção do futuro aluno, você deve cobrar dele um projeto de aprendizado. Só aceito alunos para treinamento personalizado mediante a entrega do projeto. Por exemplo, certa vez tive um aluno que queria escrever um livro e não tinha afinidade nenhuma com a informática. As aulas iniciaram com a compra do notebook até a criação de modelos em formato A4 no Microsoft Word.

Você então deve elaborar um plano de curso com os objetivos gerais, cronograma e os objetivos específicos. Transformar os objetivos específicos em planos de aulas e adaptá-los da melhor forma possível para seu aluno. Importante também será o material didático. Você elaborará o material? Usará livro ou apostila encontrada na internet? Tudo precisa ficar definido antes, caso contrário suas aulas particulares estarão fadadas ao fracasso por ausência de um detalhado planejamento.

Downloads
* Formulário do Levantamento de Necessidades de Treinamento Personalizado – LNTP
* Formulário do Termômetro do Conhecimento
* Modelo Plano de Curso – Informática para 3ª Idade
* Modelo Plano de Aula – Montagem e Configuração de Computadores
* Guia para Elaboração de Material Didático – Informática para 3ª Idade
* Apostila de Informática Básica Microsoft – Instituto Crescer

Esta entrada foi publicada em InsTrUTOR. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para [insTrUTOR] Como dar aulas particulares de informática

  1. Cara Cleides, salve!
    Minha sugestão é que você possa obter o valor de hora-aula nos cursos em sua cidades e compor um valor. Por exemplo: um instrutor com nível médio do Sistema S (Senac, Senai, etc) recebe cerca de R$ 20. Como aula particular é diferenciada, você pode cobrar R$ 35.
    Você pode usar as apostilas do Instituto Crescer. Há apostilas em PDF para donwload do Office 2010.

    A seção insTrUTOR está recheada de aulas, técnicas, dicas e truques para motivação dos educandos.

    As aulas são frutos de 20 anos como instrutor de informática e refletem minha experiência no TCU, SENAI e CDI.

    Caberá a você usar sua criatividade e adaptar todo este material para o seu público-alvo.

    Fraternalmente,
    Quemel

  2. Cleides disse:

    Caro QUEMEL, boa tarde.
    Sou usuária e mera curiosa dá área de informática. Uma vizinha da 3ª idade solicitou que eu dê aulas de informática a ela, mas que estipule um valor. Li um pouco seu blog e me interessei pelas ideias, a propósito parabenizo pela iniciativa e incentivos, então gostaria que me ajudasse, pretendo atendê-la 2 ou 3 vezes por semana por 1 hora, como e quanto devo cobrar? Será informática básica (word, excel, internet e algum outro interesse que ela tiver), você teria material para me fornecer e eu ter um norte de como montar minhas aulas? O LNTP acima é adaptado a 3ª idade também?
    Desde já agradeço e espero que possa me ajudar neste passo que pode se tornar um projeto com mais alunos futuramente.

  3. Cara Rosângela Rocha, salve!

    Desconheço quaisquer problemas de ética relacionados ao exercício de aulas particulares.
    Pode fazer a sua divulgação sem problemas. O exercício da magistério com a instrutoria não são antagônicos.

    O que você precisa não é de um curso profissionalizante, mas conhecer a fundo esse público alvo. Conhecer bem seu estudante é fundamental. Segue abaixo uma sugestão de post que poderá te ajudar com os idosos.

  4. Rosangela Rocha disse:

    Boa noite !
    Um ótimo e instrutivo este seu blog.. que descobri por acaso.
    Vc pode tirar uma dúvida: Estou querendo atender ao pessoal da 3ª idade, em suas residencias para tirar as dúvidas de como mexer em um computador, navegar, elaborar documentos, enfim traze-los a era digital. Porém , estive lendo em alguns sites que por ser particular não seria “correto”. Para não me envolver em problemas, gostaria de saber se posso fazer a divulgação como Instrutora de informática básica, tenho certificado da Microcamp RJ, de Montagem e Manutenção de computadores, sou prof II. Nesta parte, meu conhecimento é pela prática, tenho que fazer algum curso profissionalizante, para poder investir nessa atividade? Desde já agradeço e parabenizo-o por sua iniciativa.

  5. Henrique Heck Vargas disse:

    Parabéns pelo conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *