[Livro] O Fim da Espionagem – Espionagem e o Poder do Estado na Era da Informação

End of espionage bookThe End of Intelligence: Espionage and State Power in the Information Age – August 20, 2014 por David Tucker (Author)

Usando espionagem como um caso de teste, “The End of Intelligence” critica afirmações de que a recente revolução da informação enfraqueceu o Estado, revolucionou a guerra, e mudou o equilíbrio de poder entre os Estados e atores não-estatais e, avalia o potencial para nós percebermos quaisquer esperanças que nós poderíamos ter para reformar a inteligência e a espionagem.

Examinando espionagem, contra-espionagem e ação encoberta, o livro argumenta que, ao contrário de visões predominantes, a revolução da informação está aumentando o poder dos Estados em relação a atores não-estatais e ameaçando a privacidade mais do que o sigilo. Argumentando que as organizações de inteligência podem ser consideradas como as organizações paradigmáticas da era da informação, o autor David Tucker mostra os limites da coleta e análise de informações, mesmo nessas organizações, em que as falhas no ponto de auto-conhecimento a limites mais amplos sobre o conhecimento humano, mesmo em nossa suposta era de transparência. Ele argumenta que, neste contexto complexo, tanto o julgamento intuitivo quanto a moralidade permanecem tão importantes como sempre e desvalorizado por aqueles que defendem os efeitos transformadores de informação.

Este livro vai desafiar o que nós pensamos que sabemos sobre o poder da informação e do Estado, e sobre a provável destino do sigilo e da privacidade no século XXI.

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *