Desintoxicação Tecnológica & Digital

Desintoxicação Tecnológica Já ouviu falar desse termo? Pois é… Com o crescimento de tecnologia, pessoas do mundo todo tem se “viciado” nesse consumo, onde compram mais e mais aparelhos e passam seus dias e noites dependentes de computadores e celulares.

E enquanto a tecnologia se torna cada vez mais portátil e presente na vida dos viajantes em todo o mundo, há quem comece a achar que as férias devem ser um momento mais desligado do mundo virtual. Vários hotéis dos Estados Unidos criaram, nos últimos meses, pacotes que oferecem “desintoxicação digital”.

A proposta é que os hóspedes deixem do lado de fora seus smartphones, tablets e todos os aparelhos tecnológicos que não são largados no dia-a-dia, e mergulhem em momentos de descanso, livres da tecnologia.

“Pode ser uma chance de as pessoas voltarem um pouco ao mundo real, ao contato físico umas com as outras e ao autoconhecimento”, explicou a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal pela UNIFESP, em entrevista ao G1.

Segundo a psicóloga, a ansiedade de estar conectado o tempo todo vem da falta de limite das pessoas. “A partir do momento em que os smartphones permitem, as pessoas acham que precisam ficar conectadas o tempo todo. As pessoas deveriam se colocar limite permanentemente”, disse. Segundo ela, isso pode ser um problema psicológico. “Tem gente que fica muito ansiosa.”

Para ela, entretanto, o ideal desse tipo de hotel com isolamento do mundo virtual é o convívio com outra pessoa, especialmente no caso de casais, que podem se aproximar mais. “Ficar nesses hotéis pode gerar situações de desespero, se a pessoa não for disposta, ou se estiver sozinha. A tecnologia pode ser um vicio, e é tão difícil ficar sem ela quanto qualquer outro vício.”

Todos esses pacotes podem ser saudáveis, segundo a psicóloga, mas é importante que todas as pessoas tentem fazer um pouco de reeducação digital em seus cotidianos. “A ideia de ficar desconectado pode ser saudável para todo mundo. Ninguém morre de ficar sem internet por um tempo. O ser humano precisa de contato real com as pessoas no mundo físico. A desconexão pode forçar a pessoa a buscar esse contato verdade”, disse Vasconcelos.

Os brasileiros também estão precisando disso por aqui, com hotéis fazenda, spas, resorts, e muitas outras opções que nos ajudem a ficar desconectados e desestressados, onde não escutemos jamais um celular tocando…..

Esta entrada foi publicada em Desintoxicação Tecnológica e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.