[Livro] DOPaz

DOPAZComo a tropa de elite do Exército Brasileiro pacificou a favela mais violenta do Haiti.

Uma das qualidades deste livro é a de revelar um lado avesso das  controvertidas tropas de elite do Brasil.

Aqui na obra de Tahiane Stochero  a tropa de elite é outra.

Os personagens são os homens do destacamento de operações de paz, o DOPaz, a ainda pouco conhecida tropa de elite do Exército.

As semelhanças ficam restritas ao nome.

elite do Exército atua em uma zona de guerra e de pobreza, neste caso o Haiti, para estabelecer a paz entre os combatentes.

A reportagem de Tahiane é repleta de situações inusitadas, reconstituídas por fontes e depoimentos de militares. Embora exponha  a visão de apenas um dos lados, a autora nos conduz com isenção aos bastidores da ação pacificadora do Brasil na brutal guerra civil do Haiti.

Os protagonistas são apresentados pelos codinomes e impressionam por suas  atuações  na guerra. E no final surpreendente do livro, eles reaparecem  em missões durante o maior terremoto da história do país. Missões heroicas, que, obviamente, não revelarei aqui.

O Blog do QUEMEL coloca à disposição o capítulo “Batismo de fogo”.  Conheça o comandante, coronel “Kid Bleu” e o  oficial “Kid Preto” (codinome de alguns oficiais). É necessário um leitor de PDF. [Baixe aqui o arquivo em formato PDF]

Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.