Quanto cobrar? – Uma aula com seis anos de duração

Doutor Computador

Em 6 de janeiro de 2006 um participante do Forum Guia do Hardwarte postou uma dúvida: “Quanto cobrar por uma formatação?”

Tentei responder e o que seria apenas a postagem de um simples valor, virou uma aula de economia e marketing de serviços, empreendedorismo, inteligência de negócios, psicologia do cliente, comportamento do consumidor, método e metodologia em consultoria doméstica em informática.

Os números impressionam:

+2.150 respostas
+90.000 visualizações
+150 páginas

Neste tópico foi cunhado o termo PP: de palpiteiro profissional. Aquele participante que incorporava o “não sabe de nada, não vê nada”, mas mesmo assim digitava www.google e dava com “cede de conhecimento” sua “umilde opnião”.

O mais interessante é que a aula foi alimentada pelos próprios participantes que sequer sugeriram que o tópico fosse pinado, isto é, colocado em evidência. 10 anos se passaram e o tópico continua atual.

Se você é técnico em informática e ainda não sabe quanto cobrar por seus serviços, recomendo a leitura. Se tiver paciência, em apenas 360 minutos pode apreender o que levei mais de 20 anos para descobrir. Foram mais de 15 mil horas de aprendizado. Algo em torno de 4 horas por dia aproximadamente tentando chegar ao valor final.
[Tópico inicial] < -> [Tópico final]

Esta entrada foi publicada em Doutor Computador. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *