Módulo 3 – Aula 4: Identificando Oportunidades

e_consultor REFLEXÃO
Buscar as oportunidades de negócios no mercado é exatamente o oposto de aguardar que alguém apareça com as “dicas” de quais são os “negócios do momento”. Buscar oportunidades de negócios é envolver‑se inteiramente num processo de descoberta dos melhores caminhos para a concretização de empreendimentos que tenham possibilidades de sucesso, devido a uma série de fatores.

REAÇÃO
Oportunidades surgem para o futuro consultor doméstico em informática (CDINFO) no decorrer do seu dia‑a‑dia e muitos novos negócios são desenvolvidos a partir dessas oportunidades que praticamente “batem à porta”, imploram” para serem identificadas e aproveitadas

AÇÃO
Após ler e estudar os textos sugeridos pela bibliografia, construa as categorias necessárias para a resolução do exercícios propostos. As conclusões devem ser postadas aqui.

BIBLIOGRAFIA
M02A03T01 – Busca de Oportunidades
M02A03T02 – Coleção Sebrae: identificação de oportunidades
M02A03E01 – Exercício de Fixação
M02A03E02 – Desafio CDINFO

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5 respostas para Módulo 3 – Aula 4: Identificando Oportunidades

  1. Leonardo Leão disse:

    Problemas
    Aqui o que encontrei em quase todas as assistências foi a falta de padrão no visual (Uniformes, carro) respeito com as pessoas, e quando perguntei se fariam visita técnica em domicilio quase fui xingado. Primeiro tentaram me convencer que era melhor levar o equipamento na assistência e depois colocaram um valor muito alto sem justificativas.

    Abundância:
    Vários domicílios com mais de 1 PC, outros aparelhos eletrotônicos como Smartphone, SmartTV.
    Mas o meu foco é nas Advocacias, Contabilidades e outros estabelecimentos em que precisa do computador para gerar receitas, essas pessoas sabem valorizar os serviços.

    Montar um pacote para que o cliente sempre tenha a maquina funcionando, oferecer serviços que integrem todo o ambiente dele. Ligar as impressoras na rede, criar backup, montar um sistema em que ele mesmo fora do escritório possa pegar um arquivo.

    Esse é meu plano e sei que tem mercado para isso.

  2. Problemas:

    1. Baixa qualidade do serviço prestado(Técnico de R$ 30,00).
    2. Postura inadequada (informalidade, no trato com o cliente).
    3. Entender a real necessidade do cliente.

    Recursos abundantes:
    1. Maioria com poder aquisitivo razoável e disposto a investir em tecnologia.
    2. Alta demanda de produtos tecnológicos, Tablets, Smartfones, notebook, netbook.
    3. Uma parcela considerável adquiriu smartphones e tablets antes do primeiro PC.

    Oportunidade de Negócio:
    • Curso para uso dos dispositivos móveis (Smartphones, Tablets), de forma eficiente.
    • Serviço prestado com qualidade, transparência e honestidade.
    • Integração das diversas mídias

    Serviço 1-Possa ser feito e 2-com lucro

    1) Venda de micros com curso para uso voltado ao mercado de trabalho (processador de texto, windows, linux, planilhas, uso do e-mail,)

    2) Junto ao pacote oferecer o Começar de novo com um contrato.

    No momento estou fora do mercado.

    Estava estudando para concurso público e terminado a pós-graduação.

    Pretendo até ano que vem estrar em um Mestrado em Ciência da Informação (Devido a facilidade de trabalhar em uma Universidade, poucas horas no dia seriam requeridas), terei tempo livre para atender os clientes.

    Desejo me recolocar no mercado, já nos moldes do projeto.

    Necessidades de Auxílio:
    1. Ter noção do que fazer e de como fazer. (é frustrante, saber que levou horas para fazer um ajuste, que existia um comando que fazia em segundos)

    2. Problemas de Hardware (Quando o micro apresenta anomalias diversas)

    3. Linguagem utilizada pelo profissional (seja palestrante, instrutor ou técnico), o tecniquês

    4. Qualidade do material didático, boa parte faz cursos, e ao recorrer ao material para tirar dúvidas posteriores, não entende.

    5. Conhecimento de WEB (HTML CSS, para poder usar nos blog e fóruns)

    6. Garantia de ter retorno do investimento(Curso, manutenção)

  3. Alexandre Cunha disse:

    Problemas:

    1. Baixa qualidade do serviço prestado(Técnico de R$ 30,00).
    2. Postura inadequada (informalidade, no trato com o cliente).
    3. Entender a real necessidade do cliente.

    Recursos abundantes:
    1. Maioria com poder aquisitivo razoável e disposto a investir em tecnologia.
    2. Alta demanda de produtos tecnológicos, Tablets, Smartfones, notebook, netbook.
    3. Uma parcela considerável adquiriu smartphones e tablets antes do primeiro PC.

    Oportunidade de Negócio:
    • Curso para uso dos dispositivos móveis (Smartphones, Tablets), de forma eficiente.
    • Serviço prestado com qualidade, transparência e honestidade.
    • Integração das diversas mídias

    Serviço 1-Possa ser feito e 2-com lucro

    1) Venda de micros com curso para uso voltado ao mercado de trabalho (processador de texto, windows, linux, planilhas, uso do e-mail,)

    2) Junto ao pacote oferecer o Começar de novo com um contrato.

    No momento estou fora do mercado.

    Estava estudando para concurso público e terminado a pós-graduação.

    Pretendo até ano que vem estrar em um Mestrado em Ciência da Informação (Devido a facilidade de trabalhar em uma Universidade, poucas horas no dia seriam requeridas), terei tempo livre para atender os clientes.

    Desejo me recolocar no mercado, já nos moldes do projeto.

    Necessidades de Auxílio:
    1. Ter noção do que fazer e de como fazer. (é frustrante, saber que levou horas para fazer um ajuste, que existia um comando que fazia em segundos)

    2. Problemas de Hardware (Quando o micro apresenta anomalias diversas)

    3. Linguagem utilizada pelo profissional (seja palestrante, instrutor ou técnico), o tecniquês

    4. Qualidade do material didático, boa parte faz cursos, e ao recorrer ao material para tirar dúvidas posteriores, não entende.

    5. Conhecimento de WEB (HTML CSS, para poder suar nos blog e fóruns)

    6. Garantia de ter retorno do investimento(Curso, manutenção)

  4. Manuel disse:

    Serviço
    1.
    Serviço de orientação em informática.

    Orientação avançada a pessoas que utilizam o computador com frequência. Analisar e solucionar os principais problemas que podem fazer com que o Computador e aplicativos (Office, Navegador, Anti Vírus) pare de funcionar.

    2.
    Adicionaria como pacote extra uma caixa básica de ferramentas e uma pen drive com softwares gratuítos de análise e manutenção do Computador.

    _______________________________________________________

    Minha participação no mercado é praticamente nula. No mommento não estou trabalhando.

  5. Manuel Alves disse:

    1º Exercício.

    Problemas :
    – Suporte bem básico para problemas relacionado a rede doméstica, caso o cliente possua um roteador ou switch. Ou mesmo quando quer configurar um dispositivo desse em sua residência.
    – Linguagem técnica e as vezes grosseira no atendimento ao cliente.
    – Dúvida do cliente em relação a qual produto adquirir para uso residencial junto a internet (impressora, tablet, tv, etc…).

    Recursos abundantes:
    – Usuários com mais de um computador, geralmente desejam montar uma rede.
    – Usuários com dinheiro reservado para comprar dispositivos (impressora, tablet).
    – Usuários com problema em seus computadores e notebooks.

    Muitos clientes não tem confiança em chamar pessoas para configurarem a rede e computadores em sua residência. Através da indicação de amigos eu trabalharia não apenas configurando a rede do usuário e arrumando os computadores, mas trabalharia como um consultor de vendas também. Indicando os dispositivos que melhor se encaixam no que o cliente precisa. Muitos desejam uma impressora, Televisão ou mesmo um tablet, mas por não conhecerem sobre os tipos e recursos, acabam não comprando ou indo atrás de um Marca conhecida, as vezes comprando algo que não era o que eles realmente precisavam ou queriam. Eu iria auxiliar a compra dos produtos, além de efetuar a configuração e treinamento. O treinamento iria explicar como utilizar e algumas funções, de forma clara e objetiva. Para que assim eles possam usufruir da melhor forma os produtos adquiridos.

    Quemel, fiquei em dúvida nos outros 2 exercícios.

    No 2º exercício, eu preciso montar um produto ou serviço que esse profissional liberal irá precisar no dia a dia dele ??? Como exemplo um serviço de orientação para guia-lo no que ele vai trabalhar ??? E eu posso usar o mesmo exemplo e adicionar outras funções que vão gerar lucro para ele ??

    No 3º, a participação é em porcetagem ou rendimento ??? No meu caso, que agora estou desempregado, posso usar o rendimento enquanto eu trabalhava ???

    Apenas o último exercício é no fórum né ???

    Obrigado.

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